Self Storage é a melhor opção para empresas?

O self storage, em português, auto armazenamento é uma solução para a falta de espaço criada muitos anos atrás. É amplamenteorange-doors-1529564-640x480 utilizado nos Estados Unidos, principalmente por pessoa física para guarda de móveis, eletrodomésticos, mudanças, equipamentos, documentos, entre outros. No Brasil, houve um recente "boom" de empresas de self storage. Elas oferecem espaço, geralmente através de box com tamanhos variados, para armazenagem temporária ou fixa, disponível para pessoa física e jurídica.

A utilização para negócios está voltada para a armazenagem de arquivo morto e estoque de matéria prima, produto acabado e embalagens, principalmente. Confira algumas vantagens e desvantagens do uso de self storage para lojas físicas e virtuais:

 

Vantagens

Flexibilidade no tamanho do espaço desejado, com opções partindo de 1,5 m². A contratação é simples e geralmente não demanda garantias, como fiador. O custo é menor que a locação de um imóvel exclusivo e toda administração predial é realizada por terceiros (limpeza, dedetização, segurança, manutenções, etc). As empresas de self storage costumam permitir acesso 24h ao local, utilização das docas para carregamento/descarregamento, estacionamento e WIFI para o locador. Algumas oferecerem por um custo adicional: posto de trabalho administrativo, embalagens (principalmente caixa de papelão), café, água e sala para reuniões.

 

Desvantagens:

A solução do auto armazenamento resolve o problema logístico do material, principalmente quando falamos de armazenagem estática, ou seja, sem a necessidade de movimentação ou execução de outros serviços agregados. É fato que as lojas necessitam receber pedido dos fornecedores, separar, embalar e enviar os produtos para seus pontos de venda ou consumidor final. Isso tudo requer mão de obra, neste caso, ficando a encargo de cada cliente. Para a melhor ocupação dos espaços, o uso de sistemas de armazenagem se torna essencial. As estantes são as mais aplicadas para verticalização, o investimento e instalação também é de responsabilidade do cliente. Outros equipamentos também podem ser necessários, como paleteiras, carrinhos, aparelhos de embalagem, bancadas, computadores, impressoras térmicas e leitores de código de barras. O estoque demanda gestão e operação, portanto, pessoas trabalhando com ele. Com isso, surge o problema logístico de pessoas, em outras palavras, a necessidade de estações de trabalho e toda estrutura de escritório para as equipes administrativas. Conforme a necessidade de espaço e mão de obra aumenta, a solução tende a se tornar menos atrativa.

 

A efetividade da aplicação da solução de auto armazenamento depende da necessidade logística e do momento de cada negócio. Com toda certeza, resolve problemas de espaço e pode ser atrativa em termos de custos e conveniência, mas deve ser analisada detalhadamente para cada empresa.

Posted in Inovações e Tendências and tagged , , , .

ASAP Log

Operador Logístico que oferece soluções inovadoras para problemas comuns das empresas e seus clientes. Analisamos a realidade do mercado e buscamos aplicar conceitos de economia colaborativa, escalabilidade e tecnologia no desenvolvimento de modelos logísticos eficientes e viáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *