Parcel shop reduz custo do frete?

Entrega com transporte last mile

A ascensão do comércio eletrônico tem gerado uma grande demanda logística específica para este segmento. As principais características da entrega para e-commerce são:  capilaridade, fracionamento e curtos prazos de entrega. Como consequência, novos problemas de transporte também estão surgindo. Dentre eles está a dificuldade de entrega ou o recebimento do pedido pelo e-consumidor. A razão para isso é simples, a grande maioria das empresas de entrega trabalha durante a semana em horário comercial, mesmo período que muitos e-consumidores também estão realizando suas atividades profissionais.

Uma saída que muitos e-consumidores encontram é solicitar que seu pedido seja entregue no local de trabalho. Isso de fato resolve o problema, porém muitas empresas já estão proibindo essa prática, evitando que ocorra um gargalo em sua recepção. A outra forma de contornar a situação é direcionar a entrega para o endereço de um familiar ou amigo que tenha condições de receber o pacote. Também viabiliza receber o pedido, mas a um custo de conveniência. O cliente paga o frete para receber no endereço de entrega de sua preferência, mas neste caso, apesar de pagar pelo frete, necessita ir até algum local retirar o pacote. Acredita-se também que muitos consumidores deixam de comprar na internet por não ter como receber.

Visando solucionar este problema de entrega, aumentando a conveniência e o número de vendas, foi desenvolvida a solução de parcel shop. Entenda mais sobre o assunto:

O que é?

Trata-se de uma rede de pontos conveniados de entrega, ou seja, comércios locais que se dispõe a receber pedido de e-consumidores da  sua região. 

Como funciona?

O modelo operacional pode variar de uma empresa para  outra, mas em geral, no momento do checkout o cliente preenche seu CEP para calcular o valor do frete. Nesta etapa a loja virtual que oferece a opção de parcel shop verifica, através do CEP informado, comércios que podem receber o pacote para o cliente. Após a confirmação, a transportadora coleta o pedido e entrega no local informado. O cliente dirige-se até o parcel shop, se identifica e retira seu pacote.

Quanto custa?

No Brasil, ainda não existem empresas com atuação amadurecida neste segmento. Portanto ainda é difícil obter um espectro de preços.

Reduz o custo do frete?

Em teoria reduz, na prática ainda não! A lógica que explica uma possível redução no preço do frete é que aumentar a consolidação de entrega num mesmo endereço, melhora a produtividade das rotas de entrega e reduz o custo unitário do transportador. O motivo para ainda não reduzir o custo do frete é que a fração de entrega em parcel shop atualmente é praticamente nula. Neste caso a transportadora não obtém redução do seu custo para repassar para o cliente final.

A solução de parcel shop resolve um problema de entrega e oferece conveniência para uma fatia dos e-consumidores. Apesar de ser uma boa alternativa, ainda é muito recente e pouco utilizada. A expectativa é que com escalonamento a solução torne-se amplamente utilizada e possa então, viabilizar redução considerável no custo do frete.

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