O que é e como calcular peso cubado?

O termo peso cubado é muito comum no transporte de cargas. É um conceito simples, mas as vezes pode gerar confusão.

Os veículos de transporte, como caminhões, aviões e motos, têm uma capacidade física máxima. A limitação é de peso, geralmente expresso em Kg ou ton (toneladas) e também de espaço. Portando a unidade de peso e volume são essenciais para o cálculo de frete, valendo sempre o que for maior.

Existem produtos que nem sempre são pesados, mas são volumosos. Nesses casos aplica-se o peso cubado, pois o pacote ocupará um espaço considerado no caminhão. A forma de calcular o peso cubado pode variar entre empresas, mas em geral resume-se na multiplicação das dimensões do pacote e um fator de densidade.

A fórmula seria algo como (A  x L x P) x Fator de densidade. É comum fator de cubagem de 300 Kg/m³ no transporte rodoviário, já no aéreo 600 Kg/m³ é muito utilizado. Veja um exemplo considerando um pedido com as seguintes especificações:

Peso real: 2,5 Kg

Altura: 1,25m

Largura: 0,55m

Profundidade: 0,38m

Neste caso o peso cubado seria calculado da seguinte forma: (1,25 x 0,55 x 0,38) x 300. O resultado seria de 78,37 Kg/m³, peso a ser considerado no valor do frete.

Lembre-se que o fator de densidade utilizado neste exemplo foi de 300 Kg/m³, mas pode variar por transportadora ou cia aérea. Outra dica importante ao fazer o cálculo é sempre se atentar para a unidade de medida das dimensões.

Para auxiliar as lojas virtuais, criamos uma calculadora de peso cubado.

 

Assine nossa newsletter

Receba novos posts e materiais gratuitos.










Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar