O mercado da cauda longa

Já dizia a antiga e conhecida citação: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Com toda certeza o mesmo vale para os negócios. O cenário econômico-social está em constante mudança, viabilizado principalmente pelos avanços tecnológicos e mudanças no padrão de comportamento dos consumidores.A Caura Longa

O atual mercado está segmentado em milhares de nichos e subnichos. Apesar de ainda existirem os produtos de grande sucesso pela sua alta popularidade, os “hits”, eles são poucos em comparação com o universo disponível nas prateleiras. Esse universo é como uma Cauda Longa, tendo em sua cabeça poucos produtos de grandes vendas e na cauda uma infinidade de outros com poucos volumes vendas. A cauda está repleta de oportunidades, sua fragmentação é onde encontram-se os nichos. Veja o gráfico ao lado.

 

O autor do livro A Cauda Longa (The Long Tail), Chris Anderson, lista 3 aspectos básicos que geraram grandes transformações nos negócios:

 

Comunicação

A forma de veiculação era limitada a poucos canais e um alcance não certeiro.  Os principais meios para divulgação em massa de uma empresa e seus produtos era a TV, rádio e outdoors. Por mais segmentado que fosse a campanha de marketing, ainda era “um tiro de bazuca para matar um passarinho”. A internet e todos os recursos provenientes dela, como as redes sociais, permitiu um alcance segmentado e assertivo do público alvo em sua figura de buyer persona.

 

Distribuição

A internet viabilizou uma distribuição em grande escala, num modelo de logístico extremamente capilar, com pedidos fragmentados e cada vez mais curtos prazos de entrega. Muitos produtos e serviços tiveram sua distribuição migrada do físico para digital, como o caso de música, filmes, cursos, livros, entre outros.

 

Produção

Na era pré-internet havia conhecimento de uma fatia pequena de produtores oligopolizados, já que o conhecimento estava limitado ao alcance das marcas e seus produtos. O fato é que existem milhares de produtores espalhados por todo o país e no mundo. São empresas de todos os portes, produzindo materiais de diferentes características, igualando-se ou diferenciando-se dos mais conhecidos. Uma das principais mudanças enfrentadas neste meio é a democratização das ferramentas de produção, como as impressoras 3D e o conceito colaborativo.

 

Todas essas mudanças já são realidade e apontam para o caminho que o mercado está seguindo. Fica clara a necessidade de adaptação das empresas para sua sobrevivência, do micro ao gigante!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Drone de entrega e-commerce ASAP Log