Motoboy é a melhor opção para entregas no e-commerce?

As entregas através de motoboy, assim como outras modalidades de frete,  têm suas vantagens e desvantagens. O principal benefício do motofrete é que tempo entre a coleta e entrega no consumidor final é rápido e a flexibilidade operacional. Porém este serviço apresenta suas limitações quando utilizado pelas lojas virtuais de médio e grande porte, principalmente.

O comércio eletrônico demanda algumas especificidades quando o assunto é entrega, tais como:

  • Atualização do status de entrega
  • Integração sistêmica entre transportadora e loja virtual
  • Emissão de documentos fiscais (ex. CT-e/NFS-e)
  • Restrições físicas de volume e peso
  • Abrangência

A entrega de pedidos via internet por motoboy é uma adaptação de um serviço que não foi desenvolvido com esta finalidade, por isso geralmente não atende por completo as especifidades do e-commerce. A grande maioria das empresas de motofrete não oferecem atualização do status de entrega (ex: entrega realizada com identificação do recebedor, endereço não localizado, destinatário ausente, entre outras) em tempo real. A integração entre sistemas para envio das ocorrências e documentos fiscais é ainda mais raro nesse meio.

Além dessas necessidades específicas é preciso tomar cuidado com a frequência de expedição de mercadorias para os motoboys, pois ela pode aumentar o custo da logística (fulfillment). Como os bauletos possuem uma limitação de peso e tamanho é comum que exista um alto fluxo de motos chegando e saindo no centro de distribuição, o que demanda mais mão de obra operacional nas atividades de recepção/expedição. Em comparação com um veículo utilitário, a capacidade de carga de uma moto é quase 30 vezes menor que de uma fiorino, por exemplo.

O custo das entregas não é baixo, dependendo do volume diário de entregas da loja online pode custar até mais caro que uma transportadora ou Correios. Em situações de segundas e terceiras tentativas de entregas e logística reversa o custo fica ainda maior.

A aplicação dessa modalidade é apenas local, ou seja, limitada a um ou poucos municípios próximos ao centro de distribuição. Para um e-commerce que atenda todo o Brasil, resolve apenas uma pequena fatia da malha de distribuição.

A contratação direta de motoboy pode ser interessante para situações pontuais, principalmente aquelas que demandam rápida ação. É necessária uma minuciosa análise antes da opção por essa modalidade, levando em consideração impactos em outras atividades, como na logística e SAC.

Posted in Logística no E-commerce and tagged , , , , , .

ASAP Log

Operador Logístico que oferece soluções inovadoras para problemas comuns das empresas e seus clientes. Analisamos a realidade do mercado e buscamos aplicar conceitos de economia colaborativa, escalabilidade e tecnologia no desenvolvimento de modelos logísticos eficientes e viáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *