Logística no Comércio Eletrônico

O Comércio Eletrônico, através da loja virtual ou televenda, cresce num ritmo muito acelerado a cada ano, não somente para gigantes do varejo, mas também para grandes, médias e pequenas empresas.

Portanto, é primordial para o negócio o estabelecimento de parcerias que apoiem a operação logística no comércio eletrônico, sendo a parte interna e o transporte dos produtos comercializados.

De forma geral são necessárias três soluções básicas de Logística Interna: Armazenar, Montar os Pedidos e Expedir para finalmente Transportar sempre que houver uma compra pelo cliente.

1. Armazenar

ecommerce

Inicia com o recebimento dos materiais no Armazém, conferência/inspeção, envolve movimentação física e registros no sistema de gestão, além da realização de inventários periodicamente (cíclico ou rotativo), segurança, logística reversa (devolução/reposição), entre outros.

2. Montar os Pedidos

Os produtos devem ser coletados (picking) conforme pedido do cliente nos sistemas de armazenagem/área de picking e embalados (packing) de forma que a embalagem circule até o local de entrega sem avarias.

3. Expedir

Antes do material deixar o Armazém é necessário fazer uma série de conferências, gerar documentos fiscais, direcionar materiais de acordo com a transportadora responsável, carregar os veículos (caminhão ou container).

Finalizada a logística interna, os produtos estão prontos para serem transportados e entregues aos clientes.

Essas atividades são de extrema importância, por estarem diretamente relacionadas com a Satisfação dos Clientes. A expectativa de um cliente ao fazer uma compra de forma eletrônica é que seu produto chegue o mais rápido possível e em perfeitas condições, isso depende da Operação Logística!

Tome cuidado para contratar o Prestador de Serviço Logístico correto, pois a imagem do seu negócio depende da eficiência dele!

LEIA TAMBÉM SOBRE

Assine nossa newsletter

Receba novos posts e materiais gratuitos.










Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar