Integração Logística Omni-channel

A integração dos diferentes canais de comunicação com os clientes é um assunto de extrema importância para os varejistas. É nítida a necessidade de fornecer diferentes meios de compra, tais como: loja física, online, redes sociais, televendas, totem, entre outros.

O sucesso do Omni-channel, no português multi-canal, vai além das boas ferramentas tecnológicas e de marketing. A logística deve estar alinhada com a estratégia global da organização, ou seja, deve haver a integração logística omni-channel. Afinal, um dos principais objetivos da marca é gerar uma boa experiência de compra aos seus clientes.

Imagine um cliente procurando por um produto amplamente comercializado por diferentes lojas, inclusive com preços similares. Uma delas oferece melhor compatibilidade com seu dispositivo e fácil navegabilidade em sua loja online. Pode-se dizer que esse já é um diferencial percebido pelo usuário que finaliza a compra. A entrega do produto demora e este cliente começa a pensar que se tivesse comprado de outro local já teria recebido.

Apesar de todo o esforço de marketing e investimento numa boa plataforma de comércio eletrônico, por exemplo, a experiência de compra percebida por este consumidor não foi boa. É provável que ele comente o ocorrido com seus colegas e escolha outra loja na sua próxima pesquisa.

Por este motivo é importante pensar de forma sistêmica, alinhando as estratégicas nos mais diferentes setores, marketing, tecnologia da informação, logística, etc. A integração logística, ou seja, concentração do estoque num único local, mesmo comercializado por diferentes canais pode evitar uma séria de problemas.

É possível perceber algumas vantagens na integração do estoque, veja algumas delas:

1. Redução do espaço físico

Com a centralização do estoque num único local (pode ser vários locais de acordo com a região), reduz-se a necessidade de lojas físicas com amplo espaço, a qual passa a funcionar mais como um verdadeiro show room ou ainda oferecendo um ambiente mais agradável ao cliente.

2. Melhor controle de estoque

Os produtos manuseados no mesmo local aumentam a acuracidade em inventários e facilita a integração com saldos em sistema.

3. Menor custo

Reduz a necessidade de pagamento de despesas relacionadas a locação e manutenção de vários espaços, por exemplo, o metro quadrado de uma loja dentro de um shopping custa muito mais caro que num armazém na região metropolitana da cidade. Além de operação projetada e monitorada para gerar maior produtividade, ganho de escala nas atividades de recebimento, montagem de pedidos/fulfillment, expedição, entre outros.

4. Menor prazo de entrega

O armazém onde os produtos são geralmente centralizados costuma contar com uma equipe, pessoas, sistemas, equipamentos, layout, processos, entre outros desenvolvidos para execução das atividades no menor tempo possível, gerando maior produtividade.

A Logística está diretamente relacionada com a satisfação do cliente. A ASAP Log está ciente desta realidade, por isso tem como missão agregar valor aos clientes através da excelência nas operações logísticas. Conte conosco!

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