Impressora 3D e Supply Chain. Qual a relação?

Inovação recentemente divulgada por diversos canais de comunicação a Impressora 3D deve trazer consideráveis mudanças no mercado. Apesar dos avanços, ainda é uma tecnologia cara e com pouca escala de produção, porém com enorme potencial futuro.

Desde já as organizações devem avaliar quais impactos esse equipamento pode gerar no seu negócio e se preparar para não ter surpresas!

Impressora 3D e Supply Chain. Qual a relação?

Em termos de Cadeia de Abastecimento (Supply Chain) é possível observar certas mudanças, causadas principalmente pela manufatura. Este dispositivo permite uma produção instantânea, deixando de ser puxada e passando para empurrada, ou seja, sob demanda e ainda em alguns casos com a possibilidade de customização. Isso pode ocorrer no próprio ponto de venda ou até mesmo em indústrias locais de menor porte.

Impressora 3d

A consequência é a descentralização da produção de determinados materiais, reduzindo a necessidade de armazenagem e transporte inbound e outbound. A distância entre origem e destino tende a ser menor e, como consequência os lead times também, pois os locais de produção devem estar geograficamente mais próximos de seus clientes.

Por outro lado deve crescer a movimentação de matéria prima para abastecer as Impressoras 3D, a qual pode inclusive estar sob diferente forma e/ou estado físico, o que deve gerar significativas reduções no volume cúbico de armazenagem e transporte. Cargas com volume menor podem ser melhores otimizadas no armazenamento e transporte, desde que respeitando as limitações de peso. 

A partir dessa leitura, pense de que forma tudo isso poderá impactar no seu negócio! O que for relacionado a Logística conte conosco!

LEIA TAMBÉM SOBRE

Assine nossa newsletter

Receba novos posts e materiais gratuitos.










Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Logística Omni-Channel ASAP Log