Home-office no E-commerce. A terceirização logística pode ajudar

As atividades que envolvem o e-commerce geralmente podem ser realizadas remotamente, através de meios digitais ou físicos, neste último caso quando trata-se principalmente de logística.

Backoffice logística no e-commerceO home office, traduzindo do inglês ao pé da letra, "trabalho em casa", tem chamado a atenção de profissionais de diversos segmentos. Sua viabilidade depende do uso de recursos tecnológicos, como notebooks, internet, etc. Ambos permitem a comunicação em tempo real a partir de qualquer lugar do mundo. No e-commerce não é diferente, praticamente todas as atividades podem ser realizadas remotamente, porém o que envolve os produtos físicos dificulta o trabalho nesta modalidade.

A armazenagem do estoque e a preparação dos pedidos (fulfillment) requer uma certa infraestrutura. É necessário um imóvel com espaço suficiente para comportar a operação atual com folga para possíveis sazonalidades e possibilidade de crescimento no curto e médio prazo. O ideal é a utilização de barracão logístico/industrial, pois possui alto pé direito que permite verticalização da armazenagem, docas para carga e descarga, piso com capacidade de peso, acesso a rodovias, etc. Também se faz necessário equipamentos de armazenagem e movimentação de mercadorias. Alguns dos principais exemplos são: estante porta-pallets, empilhadeira, paleteira hidráulica, coletor de dados, impressora térmica e aparelhos de fechamento de embalagem.

Além de toda a parte de hardware é necessário software suportando toda a operação logística. Os mais utilizados são ERP (Enterprise Resource Planning), WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System), sendo os dois últimos específicos para Logística. Ainda que essenciais nas operações geralmente podem ser acessados em tempo real via web.

O que de fato demanda a infraestrutura são as atividades de operação logística no e-commerce. A questão é que armazenar, separar e embalar pedido não é core business (atividade fim) das lojas virtuais. Logo podem ser terceirizada para especialistas no assunto, conhecidos como Operador Logístico. Com isso elimina-se a necessidade física e torna-se possível a atuação home office no e-commerce.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Operações Logísticas