Dicas para otimizar um centro de distribuição

Warehouse 06-08-07 (26)A eficiência do centro de distribuição tem impacto significativo no resultado final de qualquer empresa. A operação logística demanda grandes investimentos e altas despesas recorrentes, além de interferir na satisfação do cliente. Após a conversão da venda, a logística mais do que nunca, entra em ação para garantir a entrega do material certo, no local certo no momento certo!

O índice de produtividade é de essencial controle em todas as etapas da logística: recebimento, inventário, armazenagemprocessamento de pedidos, também conhecido como fulfillment. Algumas ações podem ser tomadas para garantir melhor performance do centro de distribuição, ou seja, produzir mais com menos recursos.

Confira algumas best practices para implantar no centro de distribuição:

  • Inventário cíclico: defina classes ou famílias de produtos para realizar inventário de forma parcial e periódica durante o ano. A sazonalidade da operação e dos produtos também devem ser levados em consideração para a definição do calendário de inventário. Desta forma não será necessária uma grande mobilização de pessoas para a execução desta atividade.
  • Implemente um WMS: Os softwares de Warehouse Management System existem para controlar e facilitar a execução das atividades logísticas, possuem funções de recebimento, endereçamento para armazenagem, picking, packing, inventário, expedição, entre outras. A ferramenta otimiza a armazenagem dentro do CD, organiza e controla toda a operação como um todo e individualmente por operador.
  • Utilize coletores de dados: Esses dispositivos devem trabalhar conjuntamente com o software de WMS. Sua tela do sistema é enxuta para facilitar e agilizar o manuseio pelos colaboradores. A leitura do código de barras ou bidimensional permite uma conferência durante o picking, funcionando como um mecanismo a prova de erros.  A sua utilização deixa o trabalho mais versátil e com rastreabilidade, entre outros benefícios.
  • Mude a iluminação: A energia elétrica representa um custo considerável dentro dos barracões de logística. A substituição de algumas telhas por opções transparentes e reflexivas ou ainda, a simples mudança na posição já elimina ou diminui a necessidade de manter as luzes ligadas dentro do armazém.
  • Escolha o melhor modelo de operação: Cada negócio ou ainda, família de produtos possui sua particularidade, por isso é possível trabalhar com um ou mais modelos logísticos diferentes. Alguns dos principais modelos são: estoque, crossdocking ou dropshipping. 
  • Mapeie os processos: Realize periodicamente um mapeamento do tipo As Is dos processos e mensuração dos tempos e movimentos de cada atividade. O resultado deste levantamento poderá apontar para gargalos dentro da operação, os quais poderão ser eliminados com um bom plano de ação.
  • Repense o layout: A mudança do mix de produtos, sazonalidades e expansão são exemplos de situações que alteram a maneira em que o estoque pode ser acondicionado nos sistemas de armazenagem. A regra básica é que os itens com maior giro permaneçam armazenados em posições mais baixas e próximos às áreas de expedição. Desta forma o tempo gasto na movimentação, assim como a necessidade de equipamentos, como empilhadeiras, reduzem drasticamente. A adoção de diferentes modelos logísticos também interfere no layout do CD. As operações de crossdocking não demandam verticalização devido ao giro e o dropshipping nem mesmo espaço dentro do armazém.
  • Utilize e compartilhe indicadores: Talvez pareça básico, mas muitas organizações não possuem indicadores das operações logísticas. Algumas que possuem, não compartilham os resultados com toda a equipe. Instale televisores ou quadros à vista nas áreas operacionais, contendo relatórios atualizados diariamente na forma visual para fácil interpretação dos dados.

Essas são algumas dicas que podem melhorar o desempenho do centro de distribuição de forma considerável e gerar economia ao negócio. É necessário conhecer bem a própria operação logística para buscar o caminho ideal de melhorias.

Aproveite para receber nossa proposta de operação logística e/ou entregas agora mesmo.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Logística Pequeno E-commerce