Como agregar diferenciais logísticos no e-commerce

A logística é uma das atividades mais antigas da sociedade, impossível imaginar um mundo sem movimentação! Apesar de ser uma atividade milenar ainda é possível inovar e se destacar quando o assunto é processamento de pedidos (fulfillment) e entrega.

Muita coisa mudou em toda a história da humanidade, mas não precisamos retroagir por um longo período no tempo para perceberDiferenciais Logística
alguns impactos. O comércio eletrônico é sem dúvida uma das mudanças mais significativas dos últimos tempos. Com ela surgiram novas necessidades e expectativas, causadas principalmente pelo aumento da capilaridade das coletas e entregas e o fracionamento dos pedidos.  A medida que a modalidade de comércio evoluiu as operações logísticas e frete passaram a demandar baixo custo, velocidade e qualidade. Tudo isso num modelo operacional diferente do habitual.

O custo baixo das operações logísticas e do frete tornaram-se requisitos para viabilizar novas lojas virtuais e gerar competitividade entre as já presentes no mercado. Não adianta oferecer um produto com preço mais baixo, se o frete for caro! Por outro lado o fator tempo ficou ainda mais valorizado. Considerando que uma das principais diferenças entre as lojas físicas e as virtuais é o prazo de entrega, a demanda por frete rápido aumentou. Porém de nada adianta um frete rápido se houverem erros, desde o processamento do pedido até a entrega na casa do e-consumidor. Por este motivo os indicadores logísticos ganharam ainda mais importância, já que clientes de hoje não têm mais a mesma paciência e tolerância de décadas passadas.

Os diferenciais logísticos podem atuar como excelentes fomentadores de competitividade e não só no aspecto preço, confira algumas outras alternativas:

  • Prazo de entrega

Entregar mais rápido pode ser um grande diferencial ao se comparar o mesmo produto vendido por uma loja virtual que entrega em 20 dias e outra em 5 dias. Nem todos os clientes têm a mesma rotina, portanto uma modalidade de entrega pode ser interessante para um, mas não para outro. Disponibilizar diferentes opções de frete, como: normal, expresso e same day delivery (entrega no mesmo dia) atende a basicamente todas as necessidades.

  • Conveniência

Oferecer ao cliente um modelo único e engessado é um erro.  É possível conquistá-lo e até fidelizá-lo ao resolver um problema para ele. Esse é o caso de quem compra pela internet, mas reside em condomínio sem portaria e não dispõe de alguém para receber o pedido durante o horário comercial. A opção retira na loja pode ser interessante, apesar de não ser de fato uma completa conveniência, já que o cliente terá que se locomover até uma loja física retirar seu produto. Ainda assim existem outras soluções logísticas, como o Parcel Shop, que consiste basicamente em entregar o produto numa loja de conveniência próximo ao endereço de entrega. Outro problema comum é deixar o cliente esperando o pedido, sem saber exatamente quando irá chegar. A entrega agendada é uma solução para essa inconveniência.

  • Embalagem

Um pacote diferenciado destaca visualmente o pedido de uma loja de outra. Portanto oferecer embalagem especial para uma data comemorativa pode resultar em maior destaque e compras recorrentes. É possível trabalhar essa diferenciação aplicando um pacote padrão para datas comerciais, como o natal e/ou de forma opcional ao cliente, conforme seu interesse.

 

O natural aumento de competitividade no e-commerce tende a criar uma disputa logística mais acirrada entre as varejistas online. É viável agregar valor ao cliente através de soluções logísticas inovadoras, como já vem acontecendo nos Estados Unidos e na Europa. Entender a realidade dos consumidores após a conclusão do pedido contribui para a solução de problemas no processamento de pedidos e na entrega. Além de demonstrar claramente como criar diferenciais logísticos.

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