Apenas UMA transportadora para entregar seus produtos? Fuja disso!

Quem tem uma loja virtual sabe que há um belo desafio em oferecer entregas com o melhor custo-benefício, não é? É o famoso “dilema das transportadoras”.

Esse desafio consiste principalmente em satisfazer os clientes do e-commerce com baixos valores de frete. Pense como um consumidor: quando você compra online, você geralmente seleciona o produto, consulta o valor do frete e escolhe a transportadora que entrega o mais rápido possível com o menor custo possível. Se o valor de frete for muito alto, muitas vezes você desiste da compra.

Do outro lado, o lojista precisa oferecer os melhores valores logísticos para garantir o sucesso da venda. Muitos lojistas acabam dependendo dos Correios (quase com exclusividade) e têm dificuldades para achar alternativas que ofereçam fretes de baixo custo.

O ideal é nunca depender de apenas uma transportadora para o Brasil inteiro e procurar as formas mais inteligentes de conseguir entregar produtos em diferentes regiões. E é aí que entra a ASAP Log.

Nós, da ASAP Log, temos o privilégio de oferecer a melhor solução possível para esse problema. Se você ainda não sabe como fazer uma parceria conosco, clique aqui e saiba como usar a ASAP Log para resolver seus problemas logísticos com economia e eficiência.

Além disso, vamos abordar melhor o assunto e apresentar algumas dicas para encarar esse desafio. Confira:

Correios X transportadoras

Em um modelo logístico, a dependência constante dos Correios ocorre devido a alguns fatores. Primeiramente (e inclusive por uma questão social), a cobertura dos Correios garante entregas para todo o Brasil — em certos casos, por valores um tanto exorbitantes. Mesmo com serviços como Sedex e PAC, algumas entregas acabam ficando simplesmente muito caras.

Além da presença nacional, os Correios tentam apresentar credibilidade devido ao seu longo tempo de atuação no mercado. No entanto, muitos consumidores permanecem descontentes com vários aspectos dessa tão conhecida empresa.

Os motivos? Problemas com prazos, extravios, restrições, taxas adicionais e até mesmo danos em produtos. Sem contar que, para o lojista, é um tanto difícil negociar valores com os Correios e ainda há o risco de enfrentar problemas ocasionados por paralisações ou greves.

Algumas transportadoras privadas afirmam que também realizam entregas para todo o território nacional, mas acabam terceirizando — ou até “quarteirizando” — seus serviços, o que encarece ainda mais os valores de frete e pode gerar perda de qualidade nas entregas. Então isso realmente vale a pena? Hoje, quando o assunto é entregar produtos, nenhuma empresa é competitiva em absolutamente todas as regiões do Brasil (ainda).

E quais as soluções?

Além de oferecermos uma bela alternativa para você entregar seus produtos sem preocupações, podemos passar algumas dicas para você melhorar ou “compensar” seus valores de frete. Vamos lá:

Vendas em regiões-chave

Se você vende online, uma boa estratégia para aumentar suas vendas é focar em regiões de alto consumo. Entregar para o Brasil inteiro nem sempre é o ideal quando o assunto é direcionamento de poder de vendas.

Por exemplo: caso você já tenha uma parceria uma parceria com a ASAP Log, sabe que nós entregamos para as regiões de maior concentração de vendas (atualmente São Paulo e Região Sul). Além disso, a ASAP Log acaba oferecendo valores menores que os dos Correios (ou, no mínimo, iguais) e também oferece rastreamento de encomendas.

Ofereça frete grátis (quando possível)

Em certos casos, quando há a possibilidade de aproveitar o valor agregado de algum produto ou gama de produtos, você pode tentar algumas estratégias para aproveitar a margem de lucro. Uma delas é oferecer frete grátis e arcar com os custos de envio — ainda mais se você tiver a ASAP Log como sua parceira, que já oferece os melhores valores possíveis de frete.

Cupons de desconto

Outra prática comum entre lojistas virtuais é o oferecimento de cupons de desconto. Em alguns casos, a margem de lucro permite que o vendedor ofereça cupons estratégicos que acabam compensando valores de frete para certas regiões.

Se sua plataforma de e-commerce permite essa funcionalidade, então você pode tentar essa ação de marketing para minimizar casos nos quais o frete acaba saindo muito elevado para o seu cliente.

Parcerias com comparadores

Outra forma de gerar preços competitivos é realizar parcerias com empresas que oferecem ferramentas de comparação de preços, como Buscapé, Zoom e JáCotei.

Você já reparou que certos produtos, quando acessados por esses comparadores, às vezes aparecem com preços menores em relação aos anúncios originais das lojas? Isso ocorre porque o lojista realizou uma parceria com o comparador (visando gerar mais visibilidade para ambos) e, para o consumidor, o produto aparece com desconto no valor, o que muitas vezes compensa o valor de frete.


E aí, gostou? Quer vender ainda mais na sua loja virtual? Então continue ligado no blog da ASAP Log e ative as notificações no sininho (canto inferior esquerdo da tela) para receber mais dicas! 😉

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