3 dicas quentes para sua loja vender mais pela internet

Ingressar no comércio eletrônico é uma tendência cada vez mais comum entre os lojistas brasileiros. Já não é novidade que o setor de e-commerce cresce sem parar todos os anos e está representando uma bela parcela do varejo nacional.

Muitos especialistas no assunto comentam sobre a facilidade que é abrir uma loja virtual. No entanto, o desafio está em manter um bom negócio e ser inovador no mercado. Quer correr menos riscos e vender mais pela internet? Então confira as dicas que a ASAP Log separou para você.

1 – Negócio é negócio

Comprometimento é chave quando o assunto é definir um modelo de negócio e aplicá-lo. Empreender digitalmente significa ter seriedade na hora de montar uma estratégia de criação e execução de uma loja virtual. Em outras palavras: não adianta “apenas colocar produtos para vender online”, pois eles não serão vendidos “do nada”.

Portanto, é extremamente recomendado que você estude cada área da loja virtual, desde a estrutura física do seu estoque até a definição do público-alvo e comportamento dos seus consumidores. Isso não implica em complicar o negócio, mas sim em ter um bom entendimento de todos os aspectos de um e-commerce e não deixar nenhuma área desatendida.

Aqui, no blog da ASAP Log, frequentemente abordamos assuntos sobre logística, mas a questão da infraestrutura da sua loja é somente uma das bases. É extremamente importante que você também dê bastante atenção aos seguintes pontos:

  1. Exposição/abordagem = como você apresenta os seus produtos para o público.

  2. Canais de venda = onde você vende seus produtos (e-commerce, marketplaces, redes sociais, WhatsApp).

  3. Preço = sem um bom preço, seu produto pode ser facilmente derrubado pela concorrência.

Não se preocupe: falaremos ainda melhor sobre esses pontos nas próximas dicas.

2 – Capriche na sua abordagem

Em qualquer negócio, uma boa dica de empreendedorismo é sempre buscar resolver uma “dor real e específica” dos seus clientes. Ao vender online, você precisa tentar sempre suprir uma demanda direta com inteligência, apresentando vantagens e diferenciais em relação a possíveis concorrentes. E é bom ter um nicho consumidor bem definido para não ampliar muito seu escopo de venda.

É importante que sua “vitrine virtual” esteja sempre muito atraente e convidativa para o público. Procure se inspirar em grandes varejos virtuais para entender como é importante caprichar em todas as telas do seu e-commerce: desde a página principal (homepage) até cada uma das etapas do processo de compra. É no aspecto visual que o cliente tem o contato mais imediato com a sua loja.

Abordagem significa saber o que falar e também onde falar. Se possível, tente criar um cronograma de conteúdos sobre a loja, produtos e assuntos relacionados ao seu negócio para apresentar em seus principais canais de comunicação.

Por exemplo: as mídias sociais, quando bem utilizadas, costumam ser bem poderosas para atrair clientes. Se os seus produtos possuírem um alto nível de apelo visual, vale dar uma atenção ainda mais especial para o Instagram com fotos e vídeos bem feitos — e em horários bem estudados.

3 – Não crie motivos para “afugentar” clientes

Não adianta nada sua loja ter uma boa plataforma e você oferecer baixos valores de produtos e frete, sendo que você pode estar deixando outros aspectos de lado, como a divulgação. Novamente: cubra todas as bases e foque em analisar cada aspecto da sua estratégia de vendas/divulgação com carinho.

Sendo assim, é crucial você dedicar um bom tempo para testar e checar se sua estratégia está funcionando de fato. Seja na parte de compras online, entregas ou no retorno dos clientes em canais de comunicação, cuide para que tudo esteja operando corretamente, sem grandes empecilhos ou reclamações.

Para isso, é fundamental que seu e-commerce esteja “instalado” em uma plataforma sólida o suficiente, como Magento ou Loja Integrada. Além disso, sempre ofereça diferentes formas de pagamento, certificações de segurança de compras e não deixe de apresentar termos de política de privacidade e política de troca/devolução de mercadorias. Sua loja precisa estar blindada contra reclamações e contestações básicas.

Vale lembrar que, enquanto você se preocupa apenas com as vendas dos seus produtos, a ASAP Log pode te ajudar a entregar seus produtos com baixos valores de frete e muita agilidade.


E aí, gostou? Quer vender ainda mais na sua loja virtual? Então continue ligado no blog da ASAP Log e ative as notificações no sininho (canto inferior esquerdo da tela) para receber mais dicas! 😉

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