Perguntas Frequentes

Listamos algumas das principais perguntas frequentes sobre terceirização logística, agrupadas em três momentos:

1. Escolha de um Prestador de Serviço Logístico

 

O que devo observar na escolha do prestador de serviço logístico?

São diversos aspectos que devem ser observados, principalmente: especialização, qualidade, custo, flexibilidade, produtividade, recursos tecnológicos, gestão, potencial de crescimento, entre outros.

Entenda os principais:

  • Especialização

Cada segmento tem sua particularidade e modelo de operação logística. O mercado de comércio eletrônico, por exemplo, tem como característica  a vasta capilaridade na distribuição e cargas muito fracionadas. O prazo é um fator de extrema importância, tanto no processamento (fulfillment) quanto na entrega. Por outro lado, o meio industrial  já demanda processamento de pedidos com um pouco mais de prazo, cargas unitizadas e transporte em modelo de milk run.

  • Qualidade

As ferramentas e metodologias aplicadas nas operações logísticas, comprovadas por certificações, garantem melhor nível de qualidade.  As organizações com um setor de qualidade atuante contam com controle e acompanhamento, através de importantes indicadores. O trabalho contínuo de análises e ações preventivas e corretivas elevam os padrões de qualidade logística.

  • Custo

A relação custo e volume estão diretamente relacionadas. A lógica é que com mais volume, menor seja o custo logístico. O custo logístico é fixo no total, mas variável na unidade. Isso significa dizer que com mais unidades, torna-se mais possível diluir o custo total. Outro ponto importante é o índice de produtividade, ou seja, fazer mais com menos recursos. Os operadores logísticos mais eficientes, conseguem trabalhar com custos menores, o que como consequência permite oferecer preços menores.

  • Flexibilidade

Uma empresa difere da outra, desde seu modelo operacional, perfil de cliente e tipo de produto. A estrutura organizacional, processos, sistemas de gestão e posicionamento são algumas das principais diferenças. Em termos logísticos existem empresas que priorizam de forma enfática prazo, outras o custo, alguns produtos devem possuir rígido controle de lote, outros mais requisitos de segurança no centro de distribuição, movimentações podem ser fracionadas ou unitizadas e assim por diante. Por este motivo os operadores logísticos devem se adaptar à necessidade dos seus clientes e não o contrário.

  • Produtividade

Está diretamente relacionado ao custo! A eficiência operacional da empresa de logística é um fator diferencial. A definição dos processos, sistemas, equipamentos, técnicas, layout são quesitos chave para produtividade logística. O controle e acompanhamento de alguns indicadores também  ratificam o nível de produtividade operacional do centro de distribuição e no transporte.

  • Recursos Tecnológicos

Os equipamentos e softwares são essenciais e tem impacto direto na produtividade e qualidade, tanto dentro de um centro de distribuição, quanto no transporte. A tecnologia está em constante evolução, por isso é mandatório que o prestador de serviço logístico esteja sempre atualizado.

 

Como saber se o Prestador de Serviço Logístico consegue garantir elevado padrão de Qualidade?

O primeiro indício é a utilização do Acordo de Nível de Serviço (ANS), também chamado de Service Level Agreement (SLA). A definição e acompanhamento de Indicadores Chaves de Desempenho (KPI) em conjunto com o cliente. Além de outros quesitos importantes como: Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), incluindo manual da qualidade (procedimentos, instruções, fluxogramas, etc), rotatividade da equipe, softwares e equipamentos a prova de erros, aplicação de métodos de qualidade nas operações, entre outros.

 

Qual o melhor prestador de serviço logístico para minha empresa?

Aquele capaz de desenvolver uma solução customizada para a necessidade do cliente garantindo padrão de qualidade e custo ótimo.

 

2. Processo de contratação e implantação

 

Como funciona a contratação e implementação?

Simplificamos o máximo possível! A contratação pode ser resumida em 3 etapas: diagnóstico, proposta e contrato.

  1. Diagnóstico: nesta etapa serão levantadas as questões técnicas, necessidade e expectativa do cliente.
  2. Proposta: apresentação do resultado da avaliação do diagnóstico, ou seja, a proposta técnica e comercial.
  3. Contrato: formalização da relação com a prestação de serviço, ou seja, objeto, prazo, etc.

Em qualquer uma das etapas pode ocorrer revisão dos dados pelas partes. Após o fechamento do contrato é apresentado um cronograma detalhado de implantação e realizado um treinamento de integração com os colaboradores do cliente envolvidos na operação da ASAP Log.

Durante a fase de implantação, que pode ocorrer de forma faseada,  são realizados os cadastros, parametrizações, alterações fiscais, integrações sistêmicas e transferência física do estoque. Durante a execução das tarefas do cronograma serão simulados recebimento, processamento, expedição, inventário, entre outras como testes pilotos internamente e em conjunto com o cliente antes do "go live".

 

3. Operação

 

Se ocorrer algum problema com pedido. Como saberei?

A ASAP Log conta com um rígido controle de qualidade, toda ocorrência e/ou não conformidade é registrada e informada ao cliente. Sempre que necessário, nosso profissional responsável entrará em contato.

 

Nossa empresa utiliza uma embalagem personalizada. Como funciona o packing?

As embalagens utilizadas no processo de packing são previamente acordadas com os clientes, podendo ser utilizados diferentes tipos e personalizações.

 

É possível que nossa empresa queira realizar algum serviço específico e temporário nos materiais. Como pode ser feito?

Através dos serviços de valor agregado, como exemplo: montagem/desmontagem, inspeção, etiquetagem, testes, inclusão de anexos, entre outros.

 

Como posso acompanhar o desempenho das operações logísticas?

Existem duas formas principais, sendo elas: relatórios contento os KPIs - Key Performance Indicators e a presença de um preposto do cliente nas instalações da ASAP Log. Além disso, o cliente pode sempre visitar presencialmente o armazém mediante agendamento prévio.

 

Quem pode receber um pedido no endereço de entrega?

Qualquer pessoa acima de 16 anos portanto um documento de identificação pessoal poderá receber o pedido no endereço de entrega. Em caso de condomínios a entrega também pode ser realizada para porteiros, zeladores e síndicos. Em todas as entregas é coletada assinatura do recebedor no canhoto da nota fiscal.

 

Quais são os requisitos para entrega no mesmo dia (same day delivery)?

Os produtos comercializados com a modalidade de frete entrega no mesmo dia (same day delivery) devem estar disponíveis no estoque em centro de distribuição no mesmo município do endereço de entrega do cliente final. A janela de coleta no centro de distribuição é limitada até 13h do dia de compra/processamento. Existem outros requisitos para a viabilidade dessa modalidade de entrega, não relacionados à logística, como a forma de pagamento.

 

Como é realizado o cálculo da cubagem de pedido?

Basta multiplicar as dimensões do pacote (A x L x P) pelo fator de densidade utilizado, em conformidade com as unidades de medidas.

 

É possível realizar uma entrega para meu cliente diretamente do fornecedor (Dropshipping)?

Sim, desde que a mercadoria esteja acondicionada em embalagem adequada e munida de um documento fiscal em conformidade com a operação de venda ao consumidor final.

 

É possível alterar o endereço de entrega de um pedido?

Sim, desde que formalizada a solicitação pelos meios pré-definidos e em tempo hábil para análise e processamento da mudança.

 

Como faço para consultar o status de um pedido?

Operação Logística

Através do acesso exclusivo via web informado na etapa de treinamento do cliente. Mediante um login com usuário e senha será possível obter informações completas sobre a operação.

Entregas Urbanas

Através do portal exclusivo via web informado na fase de implantação. Mediante um login com usuário e senha será possível obter informações completas sobre as entregas. Nosso website também conta com a opção de rastreamento, o qual poderá ser realizado informando apenas o número da nota fiscal e o CPF/CNPJ do comprador. Existe também a possibilidade de parametrização de um endereço de e-mail para recebimento de alerta a cada atualização do status de entrega.

 

É sempre necessário parar toda minha operação para realização de inventário?

Não. É possível a realização de inventário cíclico/rotativo, sem ser necessário a paralisação de toda a operação logística do cliente.

 

Posso terceirizar apenas uma parte do meu estoque?

Sim. Muitas empresas optam por terceirizar a operação logística de apenas uma parte do seu estoque.

 

É possível trocar informações diretamente do ERP da empresa?

Sim. Existem algumas formas diferentes de realizar a integração dos sistemas do cliente com a ASAP Log. Deve ser avaliado a melhor maneira para cada caso, garantindo sempre um fluxo de informações corretas e atualizadas. O modelo padrão de EDI mais utilizado é o Proceda (Notfis e Ocore).

 

Qual será a forma de contato com o prestador de serviço logístico?

Operação Logística

Disponibilizado atendimento multicanal durante horário de operação com telefone, e-mail e programa de mensagem instantânea.

Entregas Urbanas

Disponibilizado atendimento multicanal para nosso cliente e cliente final durante horário de operação com chat online, telefone, e-mail e programa de mensagem instantânea.

 

Existe alguma restrição ou requisito dos serviços logísticos?

Operação Logística

Todas as embalagens devem conter identificação com código de barras ou bidimensionais.

Entregas Urbanas

Todas as mercadorias são transportadas apenas acompanhadas de documento fiscal obrigatório.

Same day delivery (Entrega no mesmo dia)

A viabilidade da entrega no mesmo dia depende da disponibilidade da mercadoria em estoque, distância e tempo de processamento.

 

Em qual etapa do pedido inicia a prestação de serviços da ASAP Log?

Operação Logística

A partir do momento que inicia-se o processo de recebimento no centro de distribuição.

Entregas Urbanas

A partir do momento que é realizada uma coleta no centro de distribuição.

 

Quais informações precisamos fornecer para a ASAP Log?

A primeira etapa é a parametrização de sistema, para isso é preciso informar os dados cadastrais da empresa, tais como: CNPJ, inscrição estadual, municipal, entre outros.

Operação Logística

Deve-se enviar os dados mestres de cada SKU - Stock Keeping Unit, tais como: peso, dimensão, família, tipo de controle (lote, validade, etc), giro e o último inventário realizado antes da transferência física do estoque. Além disso, os dados cadastrais dos fornecedores e clientes (quando fixo).

Entregas Urbanas

É necessário informar o contato do responsável técnico por transportes, financeiro e atendimento (SAC). Também é preciso a definição de quem deverá receber qual tipo de alerta automático por e-mail e acesso ao portal de cargas.

 

Quais são as etapas de um pedido logístico?

Considerando apenas o fluxo de um pedido e desconsiderando atividades de suporte:

Operação Logística

  • Recebimento das mercadorias com conferência física x pedido de compra x nota fiscal
  • Armazenagem dos volumes conforme os critérios de endereçamento
  • Processamento de pedido de acordo com o pedido enviado pelo cliente
  • Expedição dos pedidos para o transportador definido pelo cliente

Entregas Urbanas

  • Coleta no centro de distribuição
  • Transferência (se interestadual)
  • Entrega Urbana (last mile)

 

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